E J W A G U A S

Perguntas Frequentes

  • A água distribuída pela EJW Águas é potável?

     A água distribuída pela EJW ÁGUAS cumpre com os critérios de qualidade da legislação vigente, sendo por isso potável. A Organização Mundial de Saúde e a União Européia consideram como potável a água que pode ser consumida por um indivíduo diariamente, durante toda a sua vida, sem representar quaisquer riscos para a sua saúde. As primeiras normas relativas à qualidade da água destinada ao consumo humano surgiram a muitos anos, estipulando a ausência de microrganismos patogênicos e de componentes tóxicos prejudiciais à saúde. Com o tempo e o progresso científico registrado, tais normas evoluíram e tornaram-se cada vez mais restritas, permitindo assegurar, hoje em dia, um controle rigoroso da qualidade da água no ponto final de distribuição – a torneira do consumidor. No Brasil, as normas relativas à qualidade da água destinada ao consumo humano são fixadas pela PORTARIA GM/MS N.º 888, DE 04 DE MAIO DE 2021 - Ministério da Saúde.


  • A EJW Águas divulga os resultados obtidos nas análises da água distribuída?

    Sim. Os resultados das análises são divulgados mensalmente, conforme estipulado na legislação em vigor. A EJW ÁGUAS disponibiliza para consulta pública os Relatórios de Qualidade neste site e nos respectivos balcões de atendimento.

  • Como a EJW Águas comprova que a água distribuída é potável?

     Através da realização de análises na água distribuída pela rede pública. De acordo com as disposições legais em vigor, a EJW ÁGUAS elabora e implementa um Programa de Controle da Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela autoridades de Saúde Pública. O referido PCQA estipula a freqüência e o tipo de análise a realizar e os locais onde serão recolhidas as amostras de água. As análises são realizadas por laboratório próprio e por laboratórios independentes e acreditados. Em complemento às análises regulamentares, a EJW ÁGUAS realiza ainda um número significativo de análises de controle operacional, na ETA e ao longo de vários pontos do sistema de distribuição.

  • É possível eliminar o sabor de cloro da água, tornando-a mais agradável ao paladar?

    Sim. Existem alguns gestos simples que poderão eliminar o sabor de cloro da água:

    -  Deixar a água repousar algum tempo, antes de ingeri-la;

    -  Armazenar a água no frigorífico num recipiente de vidro fechado (por exemplo, uma garrafa ou uma jarra), antes de consumi-la. A temperatura irá neutralizar o sabor do cloro;

    -  Adicionar algumas gotas de limão ou folhas de menta à água.


  • E se a água apresentar coloração branca, está própria para consumo?

    Normalmente a coloração branca deve-se à presença de ar dissolvido na água. Esta coloraçao branca é passageira e desaparece rapidamente à medida que a água escoa através da torneira e o excesso de ar é liberado.

    Encha um copo com água esbranquiçada e deixe-o repousar durante alguns minutos. Se a coloração desaparecer, a água continua própria para consumo (a coloração era devido ao ar dissolvido). Se a coloração persistir, deverá contactar a EJW ÁGUAS.

  • O que deverá fazer o cliente para garantir a qualidade da água no interior da sua casa ou estabelecimento?

    Deverá assegurar que a sua rede predial está em boas condições, quer de conservação, quer de manutenção. Os materiais utilizados na rede predial em contato com a água devem ser adequados. Se existirem cisternas de água, estas deverão ser limpas periodicamente. Por outro lado, nunca deverá permitir a entrada de água de outras origens (poços, minas, etc) na sua rede predial.  As ligações ilícitas a outras origens de água poderão representar sérios riscos para a saúde. Além disso, a água proveniente dessas ligações ilícitas poderá contaminar a água da rede pública.

  • O que fazer quando a conta dispara?

    Em primeiro lugar, não culpe o hidrômetro. Nem entre logo em contato com a EJW para substituí-lo. Você possui um aparelho de precisão lacrado pelo INMETRO e a quase totalidade das reclamações sobre ele, quando os ponteiros aceleram acima do usual, não tem fundamento.

    O hidrômetro não dispara sem a passagem da água.

    Verifique a existência de vazamentos e entre em contato com a EJW Concessionária de Água  em nosso escritório ou pelo pelo telefone  (48)3526-0798.

  • Onde são recolhidas amostras para análise da água distribuída?

    As amostras são recolhidas em torneiras com ligação direta ao hidrômetro de um estabelecimento, em torneiras normalmente utilizadas para consumo humano.



  • Por que a água da rede pública apresenta por vezes cheiro e/ou sabor de cloro?

    O cloro é um agente bactericida, adicionado à água na etapa final do seu tratamento – a desinfecção. O cloro cria uma barreira à deterioração da água. Tem por objetivo eliminar bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água durante o seu transporte e armazenamento, ao longo do sistema de distribuição. A presença de cloro é fundamental para assegurar a qualidade microbiológica da água na torneira do consumidor. A legislação em vigor estipula um valor paramétrico para o cloro, onde recomenda que a sua concentração na água distribuída seja de 0,2 a 2,0 mg/L. A EJW ÁGUAS tem mecanismos de controle do cloro na rede de distribuição, de modo que possam ser tomadas medidas corretivas sempre que surjam desvios ao intervalo de concentrações recomendado.

  • Qual a diferença entre Cor e Turbidez?

    Esses dois itens determinam a qualidade da água depois de receber tratamento e, assim, ser distribuída para consumo.

    Cor é a característica que comprova a presença de substâncias dissolvidas na água, resultando no grau de coloração da mesma.

    Turbidez é a característica que comprova a presença de partículas em suspensão, resultando num aspecto turvo da água.

    De acordo com a PORTARIA GM/MS Nº 888 de 04 de Maio de 2021 do Ministério da Saúde, o setor de vigilância e controle de qualidade deve retirar amostras mensais para medir estes dois componentes da rede de distribuição de água, para consumo humano. O nível de potabilidade máximo da água deve medir 15UH (Unidade Hazen para cor) e para turbidez, o máximo de 2UT (Unidade de Turbidez).

  • Como solicitar a religação de água?

    Informamos que o serviço de Abastecimento de água suspenso por qualquer infração ao seu regulamento dos Serviços de Água (impontualidade e outras) será restabelecido observadas as condições técnicas e operacionais, em até 48 horas, contadas a partir da data de regularização da situação que originou a aplicação da penalidade, através de negociação da dívida ou de comprovação do pagamento das multas e demais despesas decorrentes, juntamente com o pedido de religação pelo proprietário da unidade consumidora, em nosso escritório, situado na  Rua Gonçalves Marques Teixeira, nº 119, Bairro Natureza, Baln. Arroio do Silva.

  • Se houver um problema de qualidade na água distribuída, que medidas serão tomadas pela EJW Águas?

     A legislação em vigor estabelece todos os procedimentos que devem ser tomados em situação de incumprimento dos critérios de qualidade.

    Se for detectada uma situação de não cumprimento, a EJW ÁGUAS inicia de imediato um processo de investigação para identificar as causas associadas, incluindo a realização de contra-análises. Seguidamente, são tomadas as medidas corretivas necessárias. Além disso, a autoridade de Saúde Pública local é informada de todo o processo relativo à situação de não cumprimento, podendo atuar junto da EJW ÁGUAS de acordo com as disposições legais em vigor.


  • Sendo as amostras recolhidas na torneira do cliente, poderá a rede predial influenciar os resultados de qualidade?

    Sim. O cliente é responsável pela sua rede predial (canalizações, reservatórios, torneiras, etc.). Se a rede predial não estiver em boas condições de conservação e/ou manutenção, ou se houver alguma ligação ilícita a outra origem de água, os resultados das análises não serão representativos da água distribuída pela EJW ÁGUAS.

  • Quais os documentos necessários para pedido de ligação de água?

    Para solicitar a instalação de ligação de água, o usuário deve comparecer em nosso escritório e apresentar os seguintes documentos originais:
     
     •   CPF e RG ou documento de identificação com foto;
     •   Matricula atualizada do imóvel, comprovando que o solicitante é o proprietário do mesmo;  ou Contrato de compra e venda com Alvará de Construção;
     •   Informações quanto à localização e descrição do imóvel fornecidos pela Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva.
     •   Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ.
     
     A EJW AGUAS  tem o prazo de 30 dias úteis para a realização da ligação de água, condicionada a existência de rede no local e a instalação da caixa de proteção no imóvel seguindo padrão da empresa. Conforme  RESOLUÇÃO ARESC N° 046, de 19 de janeiro 2016.
     
     Mais informações: (48)35260798 (48)35260799